quinta-feira, 28 de maio de 2009

PARA USAR BEM O SKYPE

O Skype é uma ferramenta excelente para a comunicação, mas ao lado de suas qualidades, ele também tem limitações:
(1) consome bastante memória RAM, portanto, “não gosta de concorrência”. Assim, usá-lo junto com outros programas abertos acarreta degradação do desempenho, principalmente em se tratando de outros grandes “comedores” de memória tais como o Internet Explorer e programas do pacote MS-Office;

(2) muda radicalmente de interface de uma versão para outra, desorientando o usuário na busca pelos comandos básicos (a atualização de versão pode ser feita pelo caminho de menu do Skype: Ajuda > Verificar Novas Atualização);

(3) promete a possibilidade de várias conversas simultâneas, mas, na prática, apresenta dificuldades em manter uma conferência estável com mais de quatro participantes;

(4) para o envio de arquivos, ele é lento e sobrecarrega a conexão até a conclusão ou cancelamento do download.
Além destes “probleminhas” específicos, há outras peculiaridades das ferramentas de comunicação síncronas e que precisam ser levadas em consideração. Por isso, numa lista básica de cuidados para obter o melhor rendimento do Skype, seria recomendável:
a. usar sempre a versão mais recente do programa — consideraremos aqui a versão 4.x como padrão, até que surja um novo upgrade. Porém, isso tem um custo, já que quanto mais recente a versão do programa, mais complexa é sua interface e mais recursos de processador e RAM são consumidos. O ideal é que todos os participantes da conferência utilizem a mesma versão;

b. garantir uma conexão rápida e estável, no caso de quem se propõe a ser host (hospedeiro) de uma conferência;

c. manter um mínimo de programas rodando paralelamente ao skype, mesmo que estejam em segundo (background);

d. organizar grupos pequenos para conferências, com um host e no máximo 04 convidados em canal de áudio. Caso haja mais participantes, divide-se a sala entre dois ou mais hosts;

e. agendar previamente a reunião entre os participantes. Caso alguém tenha um imprevisto e não possa participar, avisar com antecedência e pedir a súmula do encontro.;

f. replicar a mesma sala de áudio no chat, transcrevendo-se a súmula dos diálogos. Esta poderá ser visualizada depois pelos participantes incluídos (mas só nos trechos das conversas em que eles estiverem incluídos). O chat pode ser “enxugado” e enviado depois por e-mail aos participantes para fins de registro;

g. observar a janela ativa de chat/conversação. Ela é assinalada, na frente do nome dos participantes (lado esquerdo da janela, aba “conversas” no Skype 4.x) por uma bolinha laranja com o número de intervenções não acessadas pelo usuário;

h. quando em áudio, os interlocutores devem manter o microfone desligado para evitar interferências, acionando-o quando for imperativo falar. É recomendável usar fones ao invés de caixas acústicas para ouvir a conferência;

i. quando em chat, escrever da forma mais clara e sucinta possível, para que as mensagens não se acumulem a ponto de não se conseguir localizar anotações importantes;

j. proceder como em qualquer reunião: estabelecer e divulgar uma pauta prévia. É importante também, quando se deseja intervir pelo áudio ou pelo chat, manifestar sua intenção de fazê-lo (“levantar a mão”);

k. NO ÁUDIO, anunciar sempre o nome antes de se manifestar;

l. NO CHAT, copiar e colar novamente a pergunta, caso ela fique perdida numa linha fora do campo de visão;

m. caso precise se ausentar, avise discretamente no chat. Faço o mesmo ao retornar. Não se esqueça de despedir-se quando não for mais retornar.

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