terça-feira, 28 de julho de 2009

Enquete com tutores (I): postagem no fórum


Get your own Poll!

Por favor, após votar qualifique sua resposta nos comentários da postagem.

26 comentários:

Unknown disse...

Olá!

Acho importante a participação dos coordenadores a partir de critérios, pois, assim como os cursistas, os tutores também constituem um grupo heterogêneo; existem os experientes ou não. Assim, penso que a coordenação deve manter a observação "à distância" e quando perceber que o tutor necessita de orientação que essa ocorra a partir de reflexões prévias.

Andreia Lopes - T 44

Buscador disse...

Os coordenadores devem somente auxiliar aos tutores quando estes apresentarem dificuldades.
O tutor deve solicitar a coordenação auxílio.
A coordenação já acompanha o desenvolvimento que se dá nos fóruns.

Buscador disse...

Desculpe-me não ter me identificado

Marcelo Vicentin - t17

Lilian disse...

Olá a todos,
Penso que os coordenadores devem aparecer nos fóruns quando solicitados pelos tutores.
Um comentário geral, feito a partir da demanda de uma turma específica, pode, talvez, não cair bem em outra turma.
Acredito no formato que temos tido com a intervenção da coordenação por email pessoal ou no grupo para os tutores.
Ultimamente a coordenação está acompanhando de perto as ações dos tutores e, parece, as postagens dos cursistas também.
Isso deve ser suficiente, a meu ver, para que as demandas particulares sejam trabalhadas também no particular.
Patricia de Oliveira Ramos

Unknown disse...

Justificando minhas considerações e voto : A presença da Coordenação constitui-se em subsídios à nossa prática, uma vez que quem “fala” na prática da Mediação de um curso não é somente o Mediador, mas é ele, também, a “voz” da equipe que o constitui, uma vez não ser este um curso elaborado, organizado, estruturado e coordenado pelo próprio Mediador, de modo individual.

Penso ser necessário que os cursistas tomem ciência e entendam que, apesar da flexibilidade de tempo – e uma semana penso ser um bom tempo – que a EAD propicia, também nós temos prazos e responsabilidades diante do mesmo. Que também seremos “cobrados” em relação aos critérios que estruturam o curso, critérios estes que o tornam, além de bem “regimentado” e sério, ele mesmo, um exemplo claro e coerente do que está sendo exigido do futuro “Especialista em Mídias na Educação”.

Bjs
Denise Cavalini
Turma 40

Anônimo disse...

Sempre ouço comentarios entre os educadores a respeito do Midias na Educação e grande parte deles diz respeito a falta de interação nos foruns por parte dos mediadores. Isso, com esta nova estrutura do curso, em turmas menores, está sendo solucionado.
Porém se tivermos também algumas mensagens de incentivo e a presença da Coordenação, quando o tutor solicitar ou apresentar dificuldade nos foruns, penso que seria uma marca ainda mais forte de que todos estão atentos e acompanhando o curso como deve ser.
Márcia - Turma 29

Unknown disse...

Mais de um olhar sobre a mesma ação acaba gerando um contexto muito maior. O Processo de agir/avaliar/reavaliar me parece a melhor alternativa. A participação da coordenação que tem a visão global ajuda na avaliação e reavaliação de nossas ações.

Claumir Bento Rufini

Unknown disse...

Acredito que a participação da coordenação nos fóruns deva acontecer em uma situação extrema, caso contrário, podemos pedir ajuda à coordenação via e-mail/skype. Mesmo pq os coordenadores já tem acesso aos nossos fóruns como observadores e as orientações recebidas via email estão sendo de grande valia.
Erika - turma 22.

Unknown disse...

Os coordenadores devem participar dos fóruns apenas se for necessário e para que isso aconteça, alguns critérios deverão ser adotados.

Abçs,

Ana Paula Camargo - Turma 15

Unknown disse...

Penso que a coordenadoria já oferece um ótimo suporte aos tutores (eu me sinto, particularmente, super amparado), creio que se tornarem presentes nos fóruns seja um encargo a mais que só deve se tornar necessário caso o tutor peça ajuda ou apresente problemas recorrentes mesmo após conversas e orientações.

Unknown disse...

Olá, Pessoas!

Acredito que a participação (voluntária ou facultativa) dos coordenadores pode ser admitida nos fóruns, bem como a participação (também voluntária ou facultativa) de tutores de outras turmas, de maneira similar ao que ocorreu nas turmas "gerais" aplicadas aos Módulos Introdutório e Informática.
Grande Abraço!
Rafa Silva - T45

Anônimo disse...

T 30 -
Acho interessante, não só pelo ponto de vista técnico operacional, ou seja, pelo acréscimo pedagógico que tal participação pode trazer como pelo embasamento que nossos cursistas terão tendo em vista novas contribuições de pessoas super qualificadas. Obrigada e bem-vindos coordenadores!

Unknown disse...

Olá!
Acredito que a contribuição dos coordenadores é muito importante para cursistas e também para os tutores. Contudo, penso que se faz necessário uma interação prévia entre ambos(coordenadores e tutores).
Maria Cristina T08

Unknown disse...

Olá pessoal,

Concordo com a Erika, que disse que a presença dos coordenadores já está garantida pelo acompanhamento dos fóruns e pelo importante feedback dado ao grupo de tutores. Assim, a coordenação continua priorizando a interação com o tutor que, no entanto, poderá solicitar o coordenador (como já é feito). Além disso, creio que o próprio cursista pode ficar confuso com a participação de tutor e coordenador ao mesmo tempo.

Maria Angela - T 09

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá pessoal, votei em sim a partir dos critérios definidos, pois acho muito importante termos esse acompanhamento da coordenação!
Tenham uma ótima semana!!
MARIA REHDER

Unknown disse...

Critérios sempre serão bem vindos quando estamos num ambiente virtual. Penso que a contribuição da coordenação é fundamental para o cursista ver que, além do tutor, há todo um corpo de apoio, que organiza, administra e regulamenta todas as nossas ações. Então, a intervenção da coordenação contribui e dá respaldo as palavras do tutor. Etiane Gobo T 32

Unknown disse...

O apoio dos coordenadores, com suas colocações pertinentes e pontuais tem sido muito úteis e auxiliado bastante na condução da turma.

Entendo que o ideal é que essa participação seja feita quando solicitada pelo Tutor, pois dá maior credibilidade em relação a turma, mostrando que o acompanhamento é constante.

Adalberto B. Nascimento
Tutor Turma 01

Unknown disse...

Oi,
Acredito que os coordenadores podem fazer intervenções, quando julgarem isso pertinente, mas acho que isso deve acontecer apenas em momentos pontuais (talvez em momentos de "finalização" de alguma atividade...), e não constantemente (pois o cursista pode acabar confundindo um pouco também a função da tutoria). Abraços

Anna Paula Muniz C. disse...

Acho que a participação da coordenação em alguns casos pode ser interessante, desde que sejam estabelecidos previamente as ocasiões em que isso pode acontecer. Sobretudo pela praticidade e rapidez em resolver algum eventual problema como um aviso de urgência aos cursistas, na impossibilidade de o tutor fazê-lo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Penso que a participação da coordenação nos fóruns pode ser realizada a partir de critérios prévios e de uma "conversa" com o tutor, que pode ter uma demanda pontual para essa intervenção. Isso demonstra aos cursistas de que há de fato um acompanhamento de equipe, que zela pelo bom andamento das atividades, que está na avaliação geral do curso e que também pode contribuir pontualmente nas discussões dos conteúdos e atividades.
Regina Ribeiro (turma 35)

Unknown disse...

Olás!
A coordenação tem sido bastante presente, o que é bom para o nosso trabalho, porque sentimos um respaldo grande; mas, nos fóruns, acho que a atuação dela deveria ser bem pontual e específica. Isso porque o cursista pode ficar inseguro e confuso quanto à atuação do seu tutor, se os comentários da coordenação tiverem o mesmo papel de mediação. Então, acho interessante que se estabeleçam critérios a priori.
Abraços, Lívia - T33

Unknown disse...

Boa noite a todos.
Acredito que os tutores já tem muito trabalho e nos dão todo suporte possível, assim a participação poderia ocorrer caso fosse solicitada, pois estamos aqui para esse acompanhamento e ajuda aos nossos grupos.

Wilson - T 27

Unknown disse...

Olá pessoal!
Vejo a ação dos coordenadores como necessária no sentido de apoiar o trabalho do tutor tanto no âmbito da maior experiência, como também, no compartilhamento de idéias a fim de melhorar a qualidade do curso. Penso que o auxílio com os cursistas só deve ocorrer se o tutor sentir necessidade. Abs,
Josete - Turma 12

Unknown disse...

T23 - Leiko
Acredito que a participação dos coordenadores deva ser registrada sim, a sua presença fortalece a mediação e podemos aprender mais e mais.